INCÊNDIO DESTRÓI OBRAS DE HÉLIO OITICICA


Um incêndio na residência do arquiteto César Oiticica, no bairro do Jardim Botânico, zona sul do Rio, destruiu grande parte do acervo de uma dos mais importantes artistas plásticos brasileiros, Helio Oiticica. De acordo com o arquiteto, irmão de Helio, toda o acervo do artista que estava guardado no local, avaliado em US$ 200 milhões, foi perdido com o incêndio. Esse acervo, mantido numa sala com controle de umidade e temperatura, corresponderia a 90% da obra do pintor, escultor e artista conceitual, falecido em 1980.


César Oiticica disse que estava jantando em casa quando foi alertado por uma empregada sobre o fogo. As causas do incêndio são desconhecidas. Segundo César, a sala onde estavam guardadas as obras era adaptada para funcionar como uma reserva técnica e não havia nada de inflamável no local. Os bombeiros foram chamados, mas quando chegaram o fogo já havia destruido o acervo.

"O valor perdido em dinheiro não significa nada, comparado à perda de obras que o mundo inteiro vai lastimar", afirmou. Um dos artistas plásticos brasileiros de maior renome internacional, com obras expostas em vários países, o carioca Helio Oiticica, nascido em 1937, participou nos anos 50 do movimento neoconcretista, ao lado de nomes como Ligia Clark, Amilcar de Castro e Ferreira Gullar. Nos anos 60, ficou conhecido por obras conceituais, como as capas coloridas chamadas por ele de parangolés e instalações, os "penetráveis". Também foi um dos inspiradores do movimento tropicalista, em 1968.
Neste caso ainda não se sabe,mas a segunda causa de incêndios segundo o corpo de bombeiros é decorrente de curto-circuito em instalações elétricas defasadas.

NÃO CORRA MAIS RISCOS FAÇA UMA REVISÃO NA PARTE ELÉTRICA DE SEU IMÓVEL (21) 8595-3358
Posted on 19:55 by Elétrica Carioca and filed under | 0 Comments »

0 comentários:

Postar um comentário

CONTATO

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Digite o código



http://www.linkws.com