AQUECEDORES ELÉTRICOS, CUIDADOS NECESSÁRIOS.




Portáteis, os aquecedores elétricos são práticos e garantem um inverno menos sofrido. Mas, atenção: como têm alta potência, puxam uma grande corrente da rede elétrica, o que pode queimar o disjuntor e derreter os fios da sua casa. Para evitar que isso aconteça, é preciso atenção às informações técnicas do produto e à instalação elétrica da sua casa.

Primeiro cheque qual é a voltagem e a potência do aquecedor que vai comprar. Em geral, eles têm potência de 1500 W e voltagem de 127 ou 220 V. Eles puxam corrente entre 7 e 12 ampéres. Então, primeiramente é necessário que a fiação aguente essa corrente. Um fio de no mínimo 4 mm de bitola deve ser usado na instalação elétrica das tomadas que receberão o aquecedor, segundo Claudio Bessi, coordenador do SENAI Oscar Rodrigues Alves, especializado em climatização. Só para você comparar, as instalações normais das casas têm fios de 2,5 mm, que suportam a corrente de eletrodomésticos mais simples, como televisão (que puxa corrente de 2,5 A).

Além do fio, é importante ter um disjuntor que também suporte a corrente, senão ele queima e corta o fornecimento de energia para tudo que estiver ligado nele. Se você for optar por um disjuntor exclusivo para o aquecedor (uma ótima ideia para quem usa o equipamento em um único cômodo), o dispositivo deve ser de 10 ou 15 A. Mas se você for ligar o aquecedor junto dos outros equipamentos, vai precisar fazer uma conta para saber qual disjuntor usar:

Some a potência de todos os aparelhos e divida pela voltagem, assim obterá a corrente que o disjuntor vai puxar. Exemplo: se você tiver uma televisão de 230 W, um aquecedor de 1500 W, um Home Theater de 1000 W e um DVD player de 8 W, a potência total consumida será de 2738 W. Dividimos isso pela voltagem do espaço, que supomos ser 220 V, a corrente total será de 12,5 A. Isso pede um disjuntor de 15 A. Quanto mais equipamentos forem ligados, maior será a corrente, então é importante saber a potência dos outros equipamentos que estão ligados junto do aquecedor – o DVD não faz muita diferença, mas o Home Theater, por exemplo, puxa muita corrente. Para finalizar, quando for comprar os equipamentos peça também uma tomada que suporte correntes maiores.

Em tempo: todas as alterações devem ser feitas por um eletricista(21)8595-3358

Matéria original de: casa.com.br

Posted on 23:04 by Elétrica Carioca and filed under | 0 Comments »

0 comentários:

Postar um comentário

CONTATO

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Digite o código



http://www.linkws.com